sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Me dá um redesign com refrigerante

Em time que está ganhando se mexe? A Coca-Cola vem ganhando da Pepsi desde sua fundação sem mudar o logo, porém mudando suas campanhas, já a Pepsi atira para todos os lados. Certamente que o logotipo não é o responsável único pelo resultado bom ou ruim de um produto, mas com certeza influencia.

Em time que está ganhando se mexe? A Coca-Cola vem ganhando da Pepsi desde sua fundação sem mudar o logo, porém mudando suas campanhas, já a Pepsi atira para todos os lados. Certamente que o logotipo não é o responsável único pelo resultado bom ou ruim de um produto, mas com certeza influencia.

A Sprite muda:

A Fanta muda:

A Fanta, refrigerante produzido e distribuído pela Coca-Cola Company, foi lançada no mercado pela primeira vez na Alemanha na década de 1940, época da Segunda Guerra Mundial, onde haviam grandes restrições as bebidas a base de coca. Hoje é vendida em 187 países.

No Brasil, a marca Fanta chegou em 1964, com a versão conhecida até hoje como Fanta Laranja.
O alvo de sua publicidade sempre foi os jovens, e isso acontece até hoje em todos os países que a marca está presente.

Com isso, a trajetória é de grandes evoluções e constantes renovações, principalmente em sua identidade visual.

Foi apresentado agora, pela Office de São Francisco, a nova versão Fanta. Novo desenho, nova logo, novas embalagens e novas estratégias visuais para o PDV.
Segundo o Brand New e a própria Office, a nova identidade começa a ser percebida, por enquanto, na Europa - Região com amplo share de mercado.
Nos EUA e no Brasil, o novo posicionamento visual deve chegar em breve.


Veja o redesenho que causou uma mudança significativa das embalagens dos produtos:




Para o Ponto de Venda e Mídia Exterior também foram apresentados esboços:




A Kuat

O guaraná Kuat estréia nova identidade visual. Nas garrafas e latas, a marca assume o tom dourado, se apropriando da cor que caracteriza o refrigerante, e abandona a tradicional combinação de verde e vermelho, normalmente utilizada pela categoria. O grafismo de Kuat também está mais iconográfico: a letra K do logotipo ficou mais longilínea e a imagem do fruto, vermelha, dá lugar a uma esfera da mesma cor.

Uma coisa legal desse projeto é a extremidade do “K”. que virou suporte pra adaptação do logotipo para datas comemorativas, subdivisões de produtos etc. Sinto cheiro de bom projeto no ar.


A Kuat fez uma puta campanha no Brasil “Agente muda o mundo muda” lançou novos produtos e tal…


Campanha nacional assinada pela Ogilvy & Mather Brasil conta ainda com rádio, internet e programas na MTV

Comunicação explora a inovação que a marca trouxe ao segmento de guaranás e faz um convite a mudança para um mundo mais leve e prazeroso

Kuat Eko inovou ao misturar um toque de chá verde ao guaraná e adotar medidas sustentáveis no uso de suas peças publicitárias


E a Pepsi?

Até agora não vi nenhuma campanha do tamanho da feita pela Kuat, apenas algumas ações na Web. É importante acompanhar esse mercado? É! Mas a Coca ta ai e não mudou. Suas ações, suas estéticas,sim mas o logotipo é o mesmo.

Deixo até outro questionamento aqui. Porque a Coca não mudou? Será que por ter tido um trabalho de marketing muito além de todas as outras? Por já ter se incutido muito mais que as outras no repertório visual coletivo? Mas e o público não muda? O tempo não passa? Quero opiniões!

Até o nome a Pepsi mudou pra atender o mercado argentino melhor:


Nova campanha da PEPSI na Argentina. A marca surge apresentando a paródia de sua bebida, a PECSI, mostramos que mais de 24% dos argentinos pronunciam o nome da marca dessa forma. PECSI. Ao invés de tentar corrigir, a PEPSI diz que tudo bem, que por ela não tem problema algum. A marca se sente honrada da mesma forma. A campanha surge com dois comerciais e diversas vinhetas para a campanha, seguindo a assinatura “Tomás Pepsi, ahorrás. Tomás Pecsi, también”. A criação é da BBDO Argentina.

Não dá pra definir uma receita correta desse tipo de case de branding mas pra vocês qual é a cara da Pepsi?



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