quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coca-Cola Light Plus (sais minerais + vitaminas + signos)

Para a Semiótica a análise de qualquer material de comunicação começa com uma observação livre, sem pré-conceitos, sem idéias pré-concebidas, de fato, com uma observação mais espontânea e reveladora, obviamente, na medida do que for possível, pois é quase um exercício metafísico se livrar dos filtros que possuímos para olhar um objeto de uma forma nova e inusitada.
A lata da Coca-Cola Light Plus é muito interessante. Comecemos pela qualidade, ou qualidades mais aparentes: as cores. Vermelho, azul, prata, preto e branco.
O vermelho é o de sempre; vermelho que conhecemos do logotipo da marca, que faz parte da cultura ocidental e é impossível não reconhecê-lo.
Fatos novos para o consumidor brasileiro se encontram nas cores azul e prata. Talvez, o prata nem tanto, pois já qualificou algumas latas da linha Light e Diet, ainda assim, esta cor se faz presente de uma maneira mais suave e reconfortante.
Após essa primeira investida na descrição das cores, sobra olhar para as formas. Não há alteração no logo da marca, porém as assinaturas Light e Plus são agregadas e com tipologias diferentes. A forma da lata também é diferenciada, talvez um pouco espelhada nas de cervejas do mercado Brasileiro. A forma mais alongada recoberta pela cor prata passa a impressão de ser mais alta do que é, de ser mais magra do que de fato é.
Essa forma a diferencia das demais formas dos refrigerantes da categoria. Ela inaugura uma nova maneira de se posicionar nas gôndolas e no próprio segmento de refrigerantes, pois destoa do que é feito.


No entanto, ao mesmo tempo em que há um efeito de destaque, também, há outro tipo oposto e complementar, que é o ser discreta. A lata é muito discreta. Esta discrição combina com a proposta de ser mais e ter menos, algo como se a essência fosse mais importante que a aparência, já que a fórmula está recheada com sais minerais e vitaminas.
O prata confere nobreza e sobriedade, que são valorizadas pelo bocal azul que reforça o sentido de nobreza, masculinidade suave e segurança.
Interessante é o fato de que a lata deixa de ser vermelha e se torna prata. Há uma mudança significativa nessa situação. O vermelho chama a atenção, desperta o interesse, motiva, atrai, exalta, enquanto que o prata se torna discreto, reconfortante, sóbrio, maduro, firme e delgado. O vermelho prima pelo excesso, enquanto que o prata esbanja estabilidade.
A conjunção de cores e formas, realmente, reafirma o posicionamento desta marca em uma categoria ávida por novidades e produtos que sejam eficientes e funcionais, sem perder o valor estético.

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